quarta-feira, 13 de agosto de 2014

ROBBIE WILLIAMS E O PALHAÇO





                                               ROBBIE WILLIAMS e o PALHAÇO

 Faleceu na 2ª Feira, dia 11 de Agosto. Ter-se-á suicidado.
Um palhaço mesmo quando triste faz rir - os outros. E os outros riem à tripa forra, partindo da ideia de que o palhaço está sempre alegre, mesmo quando carregado de tristeza.
Robbie Wiliams ficará conhecido, pelo menos para mim, como o actor bem disposto, que fazia rir, um humanista. Por que é que se suicidou?
É sabido que era alcoólico. Ter-se-á submetido a tratamentos, com ou sem êxito. Foi homenageado, ontem, hoje e sê-lo-á amanhã.
Diz-se que sofria de depressão. Será que a depressão era inultrapassável ou que se impôs à sua arte de deixar o espectador bem disposto, exalando amizade, humanismo e a pureza de espírito ?
Há algo de estranho em tudo este acontecimento! ou então nada de estranho haverá se se puser a hipótese de Robbie Williams ter chegado à (insensata) conclusão de que os sues risos, a alegria que  transmitia convincentemente, o humanismo que fazia jorrar dos seus poros e a bondade que queria  personificar, afinal pouco ou nada produziram, perante um mundo humano cada vez mais cão?   

BES Mau/BES Bom



                                                              BES Mau /BES Bom
                                                                BES- GES e FES ...e essa ehn?

Sobre o assunto e para que não caia no esquecimento é bom não esquecer que Henrique Ganadeiro, da PT, consta ter pedido a sua demissão das suas funções como Administrador da instituição. Mas honesto não poderia ter sido. Desconheço como este sr. foi para Chefe da Casa Civil do Ramalho Eanes em 1970.
Mais interessante é a revista Visão de (31.07/06.08) no contexto do tema em epígrafe, em crónica da srª jornalista Sónia Sapage (pg. 40) sob o título "Ondas de Choque na Política" referencia individualidades que pertencem e se movimentam no círculo íntimo ou próximo da família Salgado.
O primeiro pensamento que me acudiu é de cifrar no seguinte: a quem está Portugal e nós entregues, na perspetiva das personalidades em apreço, no papel que ocupam na sociedade, na constante invasão das nossas casas com algumas dessas figuras através dos órgãos de comunicação social e sobretudo pela ameaça que constituem, de algumas delas se perfilarem como presidenciáveis.
Vejamos: Aí se diz por exemplo que Marcelo Rebelo de Sousa é amigo íntimo do Ricardo Salgado, tendo por ex-cunhado Pais do Amaral  e que a companheira do Marcelo, Rita Amaral Cabral, irmã da ex-mulher do Pais do Amaral, é administradora não-executiva do BES. A isenção e a imparcialidade do comentador da TV estão à vista. É apontado como um presidenciável. "É a vida".
No mesmo patamar estão António Guterres, Pedro Santana Lopes e Durão Barroso. Guterres tem por cunhado António Moura Santos, um dos melhores amigos do Salgado e teve como ministros Pina Moura e Murteira Nabo, que desempenharam funções no grupo Espírito Santo. Durão Barroso terá sido consultor do BES e teve por ministros gente do Espírito Santo, (valha-nos deus), como Miguel Frasquilho. Santana Lopes teve por ministra, Maria João Bustorff, familiar de salgado e que passou pela liderança da FES (Fundação ES) sigla a acrescentar ao BES e GES.
" A extensa lista de governantes «amigos do BES» foi exposta no livro Os Burgueses, de Francisco Louçã, e inclui Maria de Belém, Rui Machete, Manuel Pinho, António Mexia, Bernardo trindade, Miguel Horta e Costa, Almerindo Marques, Ernâni Lopes, Pedro Gonçalves, Rui Vilar e Manuel Lencastre entre outros"- cit. . Se tivermos em conta os sectores que estavam ou ainda estão sob a tutela destas individualidades, está bem à vista a quem esmos entregues e o que nos espera no futuro se assim continuarem.