sexta-feira, 13 de junho de 2014

OS DSPEDIMENTOS e os COMENTADORES/POPÍTICOS




                                           OS DESPEDIMENTOS e os COMENTADORES/POLÍTICOS

A Controlinveste acaba e despedir 140 profissionais, entre jornalistas e funcionários desta empresa jornalística, que controla o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e a SIC.
"Nihil novi sub sole" neste aspecto, num Portugal de hoje onde o despedimento, o despedimento colectivo e os salários em atraso, são lugar comum, não suscitando qualquer proactividade ou preocupação relevante por parte da autoridade ou do governo.
Não é todavia a problemática de despedimento que aqui pretendo dissecar ou discutir. A dimensão é diametralmente outra.
Veja-se: no mesmo dia em que a notícia era divulgada, nomeadamente no meio televisivo (cuja designação não me recordo) onde intervêm António Costa; Pacheco Pereira e Lobo Xavier, nomes e personalidades que falam e valem por si. Discutiram com a sabedoria e desplante, que lhes é típica, porventura, sobre  tudos os assuntos do dia - o Tribunal Constitucional; o chumbo; as suas opinião sobre a economia; a Europa; a crise do PS (Seguro/Costa); a recusa da Troika em pagar o último cheque, - o que, nas suas doutas considerações não ouvi minimamente referido ou discutido foi a questão de despedimentos - praga esta que assola mias de 800.000 portugueses !
E é isto. Faz-me lembrar Pacheco Pereira, que foi um dos oradores na Conferência em que a ASPP comemorava os 25 Anos dos "Secos e Molhados". Num breve bato-papo em que o ilustre conferencista referia o seu interesse neste tipo de problemática, perguntei-lhe se porventura conhecia o livro "Sindicalismo na PSP - medos e fantasmas em democracia" por sinal a única publicação existente sobre a matéria. Disse que não. Se tudo não está dito, muito está.